marketing digital internet

Marketing para aumentar as vendas na internet

Quero começar este artigo informando aos profissionais de Marketing que eu sou um amante do assunto e o uso como assunto principal do meu blog, sendo que Marketing Digital para mim é o mesmo assunto, apenas colocado em prática em um ambiente digital envolvido por bits.

Aproveito para informar que este artigo foi desenvolvido em homenagem aos meus clientes e todo o conhecimento que adquiro com cada um, para começar vamos entender o que é Marketing, qual a sua relação com o novíssimo Marketing Digital e como usá-lo para aumentar as vendas na internet.

O que é Marketing?

Para aumentar as vendas na internet usando o Marketing é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto e você, dono do seu negócio,  não espere que um profissional seja contratado para explicar todos os conceitos para você, esteja preparado, antecipe-se e comece lendo este artigo que eu tenho certeza que foi feito para aumentar seus conhecimentos e as vendas do seu negócio, independente da área que atue.

Em suma Marketing é uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas do mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós vendas, etc.

Fonte: Google

Pode-se dizer que o marketing é a soma de uma série de práticas que envolvem consumidores de um determinado público alvo.

Conhecendo os 4 p’s do Marketing

Segundo Jeromy McCarth os 4 P´s  do Marketing ou Marketing Mix é um conjunto de variáveis que influenciam a maneira como os consumidores respondem ao mercado e representam a maneira como uma empresa pode influenciar a procura pelo seu produto.

Vamos entender o que são os  P’s para identificar as ações de cada um.

  • Produto: Bens e serviços que uma empresa disponibiliza para o mercado tendo como foco a satisfação do cliente;
  • Preço: Quantia monetária de um determinado bem ou serviço;
  • Praça: representa os canais na qual o produto chega até o cliente;
  • Promoção: Utilizada para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores sobre um produto ou serviço específico esperando uma resposta a esta ação.

A estratégia dos 4 p’s é utilizada para a criação do planejamento de marketing e para isso utilizam de algumas técnicas que ajudam a direcionar em determinadas ações, para isso vamos entender alguns “tipos de marketing” mais utilizados e qual a ligação de cada um deles com o marketing digital.

Tipos de estratégia de marketing e como utilizá-los para vender mais pela internet

marketing

Marketing Direto: 


Mensagens diretas enviadas aos consumidores como telefonemas, mala-direta, folders, etc.

No digital:  A maior semelhança no Marketing Digital seria o envio de e-mails, principalmente no início da internet onde ainda não usava-se o termo “Spam” e e-mails eram enviados sem solicitação, hoje o Spam ainda é praticado, mas com mais fiscalização das próprias ferramentas de e-mail e dos  usuários que denunciam a prática de Spam.As redes sociais também podem ser utilizadas para o marketing direto, mas seguindo o mesmo conceito do “Anti-Spam”.

O e-mail ainda é a ferramenta mais utilizada para contatos de negócios e pode-se vender mais pela internet com um trabalho bem feito de e-mail marketing.

Marketing Indireto:

Mensagens subliminares enviadas durante um filme, jogos, no teatro, programas de televisão, etc.

O melhor exemplo é quando você está assistindo um programa de televisão e o ator aparece tomando alguma bebida conhecida ou a atriz aparece lavando os cabelos com um xampu de uma determinada marca.

Antigamente o marketing direto era muito usado com marcas de cigarro.

No digital: Um bom exemplo é quando você navega por um site e aparecem propagandas de um determinado produto praticamente pedindo para você clicar, ou mesmo vídeos no Youtube onde a pessoa filmada está usando uma camisa, óculos ou tênis de marca conhecida.

Marketing Social:

Quando empresas aparecem participando de eventos sociais como Criança Esperança ou Teleton ou doando dinheiro a alguma instituição de caridade, entre outros tipos de ajuda social.

Isto cria credibilidade e ligação com as pessoas que podem tornar-se clientes ou pelo menos interessarem-se mais pela empresa.

No digital: O melhor exemplo são “boxes” solicitando doações que podem ser com um simples clique, ajudando com o envio de roupas para o inverno ou algum local que necessita devido a algum acidente que possa ter ocorrido ou mesmo o depósito em alguma conta bancária para ajudar uma entidade.

Endomarketing:

São ações voltadas aos colaboradores da empresa como cafés da manhã, Happy Hours ou qualquer outra ação que crie uma ligação e interesse dos funcionários com o(s) produto(s) que a empresa fabrica.

No digital: Como o Endomarketing é realizado dentro das próprias empresas no caso do ambiente digital como sites, blogs, Fanpages e outros o melhor exemplo seriam os premios que um site pode oferecer aos colaboradores remotos/freelancers como e-books, vídeos, cursos ou até mesmo ingressos para teatro, cinema, entre outras opções.

Marketing Viral:

É o famoso “boca a boca”, quando alguém entra em uma loja, gosta do atendimento e/ou dos produtos e indica para outras pessoas, geralmente amigos e parentes.

No digital: Quando um site, blog, youtube ou redes sociais possuem um ou mais conteúdos que agradam e são compartilhados com centenas ou até milhares de pessoas.

Marketing de Conteúdo:

Não basta fazer propaganda as empresas devem educar seus clientes através de material gratuito como folders, documentários na tv, livros grátis, etc.

No digital: O melhor exemplo são artigos criados em blogs para informar os visitantes, informações que o público alvo pretende encontrar quando faz uma busca no Google, este artigo por exemplo, é voltado para empresas e profissionais liberais que desejam saber como o marketing pode ajudar a aumentar as vendas na internet.

Marketing Pessoal:

É quando você liga a sua imagem pessoal a sua empresa ou produto, criando credibilidade, a vantagem é que as pessoas acabam confiando em você, consequentemente no que você vende, assim caso você comece a trabalhar com outro produto ou serviço a confiança permanece.

No digital: O processo é praticamente o mesmo e você deve promover a sua imagem na rede para criar credibilidade, lembrando que a sua imagem deve estar ligada com o tipo de produto e/ou serviço que você vende, por exemplo, se você vende seguro de vida não fica bem aparecer de shorts sem camisa.

Marketing de Relacionamento:

Quando as empresas trabalham com ações que criem ou melhorem o relacionamento com clientes, pode ser através de anúncios, tvs, jornais, revistas ou dentro do estabelecimento como uma loja de roupas, por exemplo.

Várias empresas treinam seus vendedores para que eles aprendam a atender melhor os clientes para criarem relacionamento positivo.

No digital: Responder a e-mails e comentários em blogs ou vídeos são alguns exemplo de marketing de relacionamento no ambiente digital.

Marketing de Afiliados:

No ambiente “offline” pode-se definir o marketing de afiliados como ações voltadas á representantes comerciais e vendedores.

No digital: Muito comum hoje em dia, são ações voltadas a pessoas que promovem algum produto digital como um curso online, e-books, etc. A intenção é atrair pessoas para a promoção de determinado produto e com isso aumentar as vendas, quanto mais afiliados treinados, mais vendas e consequentemente mais lucro.

Cross Marketing:

Ofertas de produtos casadas, na compra de um produto o cliente tem desconto em outro.

No digital: O melhor exemplo seria a venda de produtos digitais onde o cliente compra um determinado produto e tem desconto em outro, por exemplo, comprando um curso digital leva um curso de brinde ou com desconto.

Geomarketing:

Direcionar a venda de produtos ou serviços a uma determinada região.

No digital: Campanhas feitas no Google Adsense ou no FacebookADS oferecem esta possibilidade.

Inbound Marketing:

Atrair o cliente ao local de venda através do relacionamento, oferecendo algo que ele tenha interesse, amostra grátis ou um fôlder explicativo sobre assuntos relacionados as necessidades deste cliente seria um bom exemplo.

No digital: Hoje é muito comum a utilização e blogs para a criação de conteúdo de qualidade para atrair os clientes.

Outbound Marketing:

Ir até o cliente no porta a porta ou através de ligações. (técnica antiga, mas que muitas empresas ainda utilizam)

No digital: Envio de e-mails ou mensagens pelas redes sociais oferecendo produtos ou serviços. (prática não recomendada)

Marketing de Fidelidade:

Estratégias para reter os clientes para que façam uma recompra.

No digital:: Após conseguir o contato do cliente enviar conteúdo de qualidade usando campanhas de e-mail marketing e com isso direcioná-lo a uma recompra.

O assunto poderia estender-se, mas a ideia deste artigo é mostrar como técnicas de marketing podem aumentar, e muito, as possibilidades de sua empresa ou negócio vender mais, atrevo-me a dizer que empresas que não utilizam pelo menos algumas das técnicas apresentadas estão fadadas ao fracasso.

Fale com o Blogueiro Samurai, conte um pouco sobre as suas experiências e receba uma consultoria grátis para analisar o seu negócio e estratégias que estão sendo utilizadas, você pode surpreender-se quando souber que pode muito mais utilizando apenas algumas das técnicas de marketing apresentadas aqui.

E você utiliza técnicas de marketing na sua empresa?

Deixe os seus comentários, participe!

Compartilhe este artigo nas Mídias Sociais

O Blogueiro Samurai ensina como as pessoas podem criar uma fonte de renda própria usando recursos online.Ensina também como é possível ter sucesso pessoal e profissional, seja muito bem vindo!

Um comentário sobre “Marketing para aumentar as vendas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *