marketing digital

Como o Marketing Digital pode aumentar as vendas da sua empresa

O Marketing Digital é muito mais que uma ferramenta, na verdade ele é responsável pela mudança de hábitos de milhões de pessoas, sabemos que a principal responsável é a internet, mas sem um caminho a ser seguido nada aconteceria e teríamos um emaranhado de informações vindas de diversas mídias, sem sentido e que levariam nada a lugar nenhum.

Mas assim que foi percebido que é possível utilizar o já conhecido marketing para impulsionar negócios (online ou offline), tudo mudou, tanto para os consumidores como para as empresas, então surgiram termos como Marketing Digital, Internet Marketing, Web Marketing, entre outros.

Vamos começar informando para o pessoal que não acredita que pode vender os seus produtos ou serviços físicos (offline) , como Loja de roupas, Drogaria, Representação Comercial, consultoria (qualquer tipo), salões de beleza, entre outros. Na internet você vende de tudo, mas infelizmente muitos ainda acreditam que só é possível faturar com produtos digitais, mas isso não é verdade e vamos provar no decorrer do artigo.

Se você está com problemas como:

  • Conseguir clientes para a sua loja;
  • Conseguir aumentar (ou iniciar) as vendas dos seus produtos/serviços;
  • Conseguir clientes para o seu negócio;
  • Aumentar o número de visitas no seu espaço físico;
  • Criar campanhas que encantem os visitantes;

Este artigo é para você, continue lendo…

Crie um avatar para ter sucesso no Marketing Digital e aumentar as vendas da sua empresa

No marketing digital o avatar ou persona é alguém que define a maioria ou todo o seu público alvo e caso a comunicação não esteja de acordo com o seu público, sinto em dizer, você está jogando dinheiro fora.

Como definir o seu avatar

Supondo que você venda roupas, imagine que você faça anúncios (online ou offline) usando uma linguagem conservadora, algo do tipo “Nós da loja xyz temos o prazer de recebê-lo(a) para que visualize nossos modelos de roupas, a sua presença é de grande valia para nós” , este seria um anúncio do tipo conservador e possivelmente atingiria pessoas entre os 60 e 80 anos de idade.

Até ai, sem problemas, caso o seu público seja este, mas e quando as pessoas que procuram o produto que você vende, sejam roupas ou qualquer outro, tem outro perfil? Entende o que eu quero dizer? Tudo começa no público que você deseja atingir, veja abaixo um exemplo de avatar para uma loja de roupas femininas.

Definindo o avatar para loja de roupas femininas

Nome do avatar: Patricia

Sexo: Feminino

Idade: 35

Onde mora?: Cidade de São Paulo, bairro do Cambuci.

Trabalho: Gerente de banco

Escolaridade: Nível superior

Meios de comunicação: Facebook, Instagram, e-mail, blogs de moda, revista pequenas empresas grandes negócios, revista exame

Objetivos do avatar: Encontrar uma loja de roupas femininas que tenha bom atendimento e preço justo

Principais desafios e problemas do avatar: O banco consome muito o seu tempo e o seu maior problema é não ter tempo para visitar lojas de roupas femininas.
O maior desafio é  encontrar uma loja que atenda “offiline” e “online” , assim ela pode visitar a loja, conhecer os produtos , o ambiente e as vendedoras.

Como minha loja/empresa pode ajudar este avatar: Posso ajudar criando um ambiente agradável com vendedores(as) treinados(as) para um atendimento VIP.

Além do espaço físico criar também uma loja virtual para quando a cliente não pode visitar a loja física.

Objetivo final da criação do avatar para aumentar as vendas com marketing digital

Este seria o avatar para a suposta loja de roupas femininas e toda a estratégia de campanha é criada para ela, agora sim você pode criar as suas campanhas e definir qual seria a linguagem ideal para o seu avatar a “Patricia”.

É simples, depois que você criou o seu avatar tudo fica mais fácil, seja através de um blog, pelas redes sociais, vídeos, e-mail marketing e outras mídias, você vai comunicar-se diretamente com a “Patrícia” que tem as características principais do seu público, mas é claro que existem outras características, além das que a “Patrícia” possui, mas isso é descoberto durante a comunicação.

Com o tempo as características do avatar podem mudar ou outros avatares podem surgir.

No marketing digital se a edição estiver errada você corre o risco de ter visitas que não condizem com o seu negócio

É comum ver as empresas e profissionais liberais que fazem divulgações online preocupados com a quantidade de visitas, compartilhamentos, acessos no artigo do blog, entre outras métricas e ainda falam para todos “Olha meu amigo eu já tenho 3000 curtidas na minha Fanpage” , “Já estou com centenas de acesso no meu blog” , entre outros comentários que no final das contas não levam a lugar nenhum, enfim, a quantidade de visitas não significa vendas para o seu negócio.

Então, como resolver isso?

A partir do momento que você investe em conteúdo digital para o seu negócio você deve pensar que está comunicando-se com uma pessoa olhando para o computador ou para o celular e a comunicação deve ser exatamente esta pessoa.

Continuando com o exemplo de roupas femininas lembre que o seu avatar a “Patrícia” tem 35 anos e não usa roupas de senhoras que já passaram dos 70 concorda? Sendo assim a sua comunicação deve ser toda direcionada para mulheres com a média de idade da “Patricia”, tire da sua cabeça divulgações como as dos comerciais de tv ou “Outdoors”, agora você tem a possibilidade de atrair os seus clientes, seja você uma empresa com 2000 funcionários  ou um profissional liberal que trabalha em casa.

Mesmo para os que acreditam que já sabem trabalhar com a internet, mesmo que seja uma agência de marketing digital, é importante separar o “número de visitas” do “número de vendas” e vou dar um exemplo para este fato , “Muitas visitas não significam muitas vendas” e vou explicar porque.

Quantidade não é qualidade no marketing digital

Uma palavra comum de se ouvir no mundo da criação de conteúdo é ENGAJAMENTO , as pessoas acreditam que fotos com coelhinhos, mensagens de auto estima ou fotos de crianças atraem muitas pessoas e que isso basta para vender mais, porém lembre que estas pessoas na maioria das vezes não são o seu público alvo e vou revelar um segredo, eu mesmo uso em minha Fanpage mensagens de desenvolvimento pessoal , mas a questão é que eu escrevo sobre o assunto, porque gosto e porque eu acredito que ajude o meu público a direcionar o pensamento para as vendas, lembrando que não uso só isso, falo também do meu objetivo principal que é melhorar as vendas das empresas.

Para mudar este quadro você deve olhar diretamente para o seu cliente (por isso criamos o avatar) e pensar como se fosse ele na frente do computador buscando o seu produto, com isso você vai criar engajamento (envolvimento) e aos poucos vai tornando-se uma referência no seu mercado, quando isso acontecer, automaticamente o seu público vai buscar o seu conteúdo para adquirir informações e principalmente vai comprar de você.

As críticas ajudam a aumentar as vendas no marketing digital

marketing digital

Um problema constante para quem deseja aumentar as vendas é não responder as críticas, nem sempre as pessoas fazem elogios, na verdade na maioria das vezes vão criticar o seu trabalho.

A melhor coisa que você pode fazer é responder e principalmente desculpar-se caso realmente esteja errado, em primeiro lugar o visitante do seu espaço vai ver que realmente existe uma pessoa por trás do site/blog e não apenas bits e bytes tentando vender algo e pode até surpreender-se com isso, afinal a maioria das empresas não dão atenção aos comentários, principalmente quando são críticas.

Quando perceber que a crítica é para perturbar “barre o criticador”

Sim, você vai aumentar as vendas quando responder aos comentários e críticas no seu blog e nas mídias sociais, mas lembre-se que algumas críticas são apenas para denegrir a sua imagem e é fácil de perceber quando isso acontece.

No momento que já respondeu a 3 ou mais críticas e mesmo assim a pessoa continua enviando mensagens falando mal do seu negócio ou é um concorrente incomodado com a sua empresa ou alguém que não faz parte do seu nicho de mercado e nem sabe o que está falando, quando isso acontecer barre esta pessoa, é possível bloqueá-la nos blogs e redes sociais.

Você sabe com quem você está falando?

O maior problema das empresas, independente do tamanho, é a ansiedade e por isso acabam colocando o carro na frente dos bois, identifique o que pode levar os interessados no seu produto a não comprar.

Conecte-se com o seu público

As pessoas tendem a comprar de quem se parece com elas, procuro criar histórias em seus anúncios que conectem-se com o seu público, por exemplo, conte uma história sobre você informando como você chegou até onde está, como começou a vender o seu produto e os benefícios e alegrias que tem vendo o seus clientes felizes.

Se você vende serviços, monte um material (digital ou físico) que indique como fazer algo em passos simples, por exemplo, supondo que você tenha uma loja de roupas femininas, crie um conteúdo em vídeo ensinando como se vestir para uma festa de aniversário em um sítio ou quais as cores que mais combinam com o laranja.

Mate as objeções com marketing digital e venda muito mais

Eu, você e todas as outras pessoas temos diversas objeções que fazem com que não compremos um determinado produto ou serviço e pensando nisso você deve matar todas as objeções dos seus futuros clientes, com isso você aumenta e muito a sua taxa de vendas.

Caso você não saiba quais são as objeções dos seus futuros clientes ou mesmo nunca tenha pensado nisso comece a pesquisar, vá em grupos no Facebook, Yahoo Respostas e outras redes sociais e pesquise o que as pessoas estão falando sobre o produto que você vende, quais são as dúvidas mais comuns.

Para começar você pode criar materiais em texto e vídeo para matar as objeções mais comuns como:

1 – Não confio no vendedor (crie um conteúdo informando porque o visitante pode confiar em você);

2 – Não conheço esta loja e posso ter problemas com trocas;

3 – Não conheço ninguém que já comprou nesta loja.

Conclusão sobre Como o Marketing Digital pode aumentar as vendas da sua empresa

No marketing digital você tem muito mais liberdade para lidar com o seu cliente ou visitante e é por isso que eu o utilizo em todos os meu trabalhos e trabalhos de clientes, mas perceba que independente da mídia que estiver utilizando o foco principal deve ser o seu cliente e não o seu produto, quanto mais você se conectar com ele mais vendas você irá fazer.

Gostou do conteúdo?

Você já trabalha com foco no seu cliente?

Conte para nós, seu comentário é muito importante!!!

O Blogueiro Samurai ensina como as pessoas podem criar uma fonte de renda própria usando recursos online.Ensina também como é possível ter sucesso pessoal e profissional, seja muito bem vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *